Infância

Quando era criança eu adorava brincar na rua...
Vivia empoeirada, mas muito feliz!
Joelho ralado, pé cascudo de tanta poeira!
Andava distâncias "explorando" o mundo!
E buscávamos leite numa fazenda.
Nessa época morava no Baronesa em Santa Luzia (RMBH)
Era um lugar meio perdido no mundo
Quase não tinha carro
Mal havia transporte coletivo...
E a escola era pequena, mas muito boa!
E.M. Lúcia Viana de Paiva
Tia Ângela, Tia Marilene, Tia Yvelise e Tia Sandra...
Essa última a minha preferida
Ela foi até na missa de formatura em Direito!
Tenho dela as melhores lembranças da minha vida escolar no Grupinho...
Naquela época (e já se vão muuiiiitos anos!) era tudo muito diferente do que se vê hoje!
As crianças eram muito criativas
Talvez pela necessidade, já que não havia dinheiro para brinquedos eletrônicos e bonecas Barbie
Talvez pela liberdade que se podia ter!
E as professoras eram super bravas, ninguém nem piscava porque senão ficava de castigo
E às vezes tenho a impressão de que se aprendia mais...
Ou se respeitava mais!
Eu tive uma boneca a pilha, Bilu-Bilu!
Ganhei com 9 anos, a minha amada mãe me deu de presente de aniversário
Fez crediário para comprar
(não era só Emulsão Scoth que ela dava! kkkkkkkkkk)
Aliás, ela fez esse mimo para todos os filhos...
Uma um teve seu brinquedo "especial"
Mas esses brinquedos ficavam enfeitando a casa porque o que a gente gostava mesmo era da rua
Subir em árvore
Pular corda
Roda
Amarelinha (que nós chamávamos de Maré!)
Garrafão
Elástico
E tanta coisa mais...
Hoje tudo gira em torno de televisão, vídeo-game (com algusn jogos horrorosos de tão violentos!) e computador!
Eu tenho horror a jogo de guerra e gangue... se for de esporte ou estratégia, vá lá!
Mas aquela enxurrada de sangue...
Tem um tal de GTA (nem sei o que essa sigla quer dizer... mas é de gangue)
E meu sobrinho Artur simplesmente ADORA!
E ele sabe que eu não deixo...
Daí muito espertamente veio me dizer:
Artur: _ Tia, é só o GTA! Não tem tiro, não tem briga... pode ficar aqui que é só GTA!
Eu: _ Tá vai lá que depois vou ver, mas se tiver um roubo de carro, já sabe, né?
Artur: _ Vixi... Augusto, tira o jogo que minha tia tá vindo!
Será que ele acreditou que ía burlar a segurança?
Mas não é só isso, enquanto eles estavam lá hipnotizados por DVD's, meu cunhado cortava os "bambolins" para a "rabiola" do papagaio que ele estava fazendo...
O adulto solitário fazendo seu próprio brinquedo...
Um dos melhores brinquedos da nossa infância!
Aí eu pensei que eles NUNCA vão fazer um carrinho de rolimã
Não vão fazer rodinha ou rodar pneu na rua
Vão simular tudo isso no computador...
E o João Carlos viciado em Bee Movie e Patati Patatá?
Será que vai pelo mesmo caminho?
Acho ainda que criança tem que correr, cair, ralar o joelho, chorar um pouco e voltar a correr...
Depois chegar em casa e se coçar todo na hora do banho por causa da poeira!
E adormecer cansado...
Sonhando com a sua próxima missão a bordo da aeronave no alto do pé de goiaba!

Read Users' Comments (5)

5 Response to "Infância"

  1. simterra, on 25 de julho de 2008 às 17:06 said:

    isis esse tempo acabou
    foi-se p sempre
    sem volta tudo mudou
    jc vai sim p mesmo caminho
    vai sim
    e eu jah nem sei o q pensar...
    talvez gtas counter strikes nao estraguem o carater
    talvez as novas crianças sejam prontas p a diferenciaçao
    talvez estragassem a gente
    30 anos atras
    mas eles nao...espero
    o desenv infantil mudou
    tudo se da em faixa etaria menor do q antes
    e cada vez mais
    axo q eles jah mexem antes no utero
    firmam a cabeça antes...seilah
    evoluiu-se
    e tudo tem seu lado ruim e bom
    ta certo q menos contato c natureza
    mais com radiaçao eletromagnetica eh pior
    mas eles sao mais inteligentes do q fomos
    sem duvida
    1 zilhao d vezes!!!
    mais ativos intelectualmente
    mais espertos
    estao preparados naturalmente p o novo mundo
    esse mundo de nanotecnologia
    de mecatronicas robotica home work
    eh deles
    eu tb gostava dos patins da casa na arvore
    gostava do passa-anel, da dança das cadeiras
    hj ha msn orkut
    eles conhecerao nossas brincadeiras a titulo d curiosidade
    somos muitopresas ao passado neh
    seilah
    vou tentar estar junto dele e saber das coisas
    sses dias fiquei doidinha c 1 oculos q vebde no eua q vc se sente dentro do cinema,le ebooks sem incomodar ngm...doidinha
    e vc viu q osdidaticos mudaram completamente?
    vamos e convenhamos os didaticos da nossa epoca parecia cartilha d retardado neh..?

  2. Branquinha, on 25 de julho de 2008 às 17:34 said:

    Eu sou nostálgica...
    Acho que diverge o nosso conceito de infância feliz... muito apego ao passadoe a sensação de que são e serão menos felizes..
    Paranóia, neurose!
    O fluxo de informações tem acelerado mesmo... não tem como frear ou retroceder, só avançar e correr feito loucos pra acompanhar!
    Como eles são dessa geração vão absorvendo isso tranquilamente, melhor capacidade de aprendizagem né? A idade avança e decresce essa aptidão maravilhosa de memorizar e reproduzir rapidamente as informações...
    Quando eu fiz magistério (formei em 94!) estava se implantando o construtivismo... aprendizagem a partir do todo e não mais da parte, decretava-se o fim da oligofrenia educacional: pa-pe-pi-po-pu
    Papai viu a pipa!
    Copie 10 vezes
    Escreva os fatos do 9 vinte vezes
    Nisso há um grande avanço, né?
    Na contrapartida a legislação anda fragilizando as relações dentro da escola.
    A minha irmã trabalha com educação infantil na rede municipal de BH e ela conta cada episódio!
    Nas regiões mais carentes onde a violência tende a ser grande raramente encontra-se bons professores, só os que se aventuram a estar ali, muitas vezes correndo risco de vida... já pensouo que é isso?
    Na minha infância professor tinha status, poderia não ter salários maravilhosos, mas gozavam de reconhecimento e respeito.
    Esse mundo e essa realidade é muito paradoxal...

  3. Dona Doida, on 25 de julho de 2008 às 17:47 said:

    Se foi, Isis.
    Essa infancia dorada aí.
    Eu tive nos finais de semana.
    Feriados e férias no sítio da minha vó.
    Meus filhos não tem.
    Tive que colocá-lo numa colonia de férias no verão passado.
    Tava trabalhando.
    Isso é que me mata, sabe?
    Não poder dar o que tive.
    Isso não se vende.
    Nãotem como comprar.
    Acabou-se.
    Pq mesmo quando vcconsegue arrastar um muleke pra um lugar desses.
    Tem televisão e o tal playstation.
    E a internet.
    Estou adiando o contato do Guto.
    Mas é difícil.

  4. Milena, on 28 de julho de 2008 às 17:30 said:

    tempos bons...hoje eu me dei conta q o lucas não sabe nadar,muito d q eles não tem hoje é também pela falta de tempo q temos pra eles, q nossas mães tinham mais tempo conosco,minha mãe me ensinou a nadar com 6 anos, tinha tempo pra me levar na piscina do iate club pra nadar. mas apesar disso ele joga bola com os meninos aquí na rua, pq isso ainda dá pra fazer aqui...

  5. anakiodi, on 28 de julho de 2008 às 18:31 said:

    pois é linda...as meninas já disseram tudo, né...foi-se....agora o q manda é a tecnologia...sei lá se é bom ou ruim...mas eu acho q nossas brincadeiras de antigamente não voltam mais não...

    linda, eu to meio ausente, mas venho aqui te ver sempre!