Um grande homem: meu pai!

Gerson...
Homem de pulso firme
Às vezes duro em demasia
Poderia sorrir mais
Quando eu era criança sentia um misto de medo, admiração, amor...
Era policial e eu achava lindo ele com sua farda!
Imponente, mas por incrível que pareça HUMANO!
Nunca tive notícia de meu ter se envolvido em algum episódio de violência, arbitrariedade...
Seus amigos ocntemporâneos me disseram que ele "conversava demais"
Orientava os presos para que eles repensassem suas ações
E ele conversa mesmo!
Quando a gente errava colocava a gente pra ler e pra entender o porquê dos nossos castigos...
Eu eu morria de medo dele morrer em serviço!
De ser baleado e não voltar pra casa...
E eu rezava!
Ajoelhava ao lado da minha cama e pedia meu pai de volta!
Pai nunca foi de pegar a gente no colo
De muito mimo
De muitos presentes
Ele dizia que nos daria educação, que esse era o maior presente porque ninguém conseguiria nos tirar
Nunca mais... o conhecimento uma vez em nós, ninguém nos rouba!
Foi cruel com suas palavras e suas insinuações
E eu fui injusta com algumas palavras ditas de forma impulsiva
Feri, magoei, ofendi
E me arrependi... muito por não ter acreditado no que ele sempre me alertou
Mas é preciso quebrar a cara para se descobrir que não se tem sempre razão
Quando comecei a caminhar com minhas próprias pernas, achei que o mundo era meu
E que terrível perceber que eu sou só mais uma no mundo...
Isso também ele me ensinou
Chorou na minha primeira formatura na Polícia
Dizia que não acreditava que eu iria formar porque eu falava demais, sorria demais, respondia demais...
Tornou-se avô
E transformou-se
Continua durão com a gente
Mas manso com os netos...
Ri de tudo
Permite (quase) tudo...
"Isis, não faz o menino chorar à tôa"
Peraí... ouvi isso mesmo?
Ouvi... está tolerante!
Tem seus momentos de carência (inconfessados)...
Pede colo do seu jeito
Gosta de ser lembrado, embora afirme que é melhor manter distância
Tem uma neura com a morte
Talvez (ou quase certeza) por medo
Por gostar demais da vida e não saber como extravasar esse amor todo
É inquieto, impaciente
Mas bom!
Uma bondade que chega a indignar
Capaz de levar desconhecidos pra casa só pra oferecer um teto por uma noite
Amo esse jovem velho!
Agradeço pelos conselhos
Admiro sua determinação e capacidade de realizar
Do seu jeito...
Mas faz, não deixa de fazer nada acreditando que não será possível!
Simplesmente faz...
Pai amado, estou com você!
Vai ficar tudo bem...
Eu ainda vou te abraçar por muitos anos
E vou perder a paciência e rir... ebuscar consolo em suas palavras
Afinal, somos cúmplices, né?
Te amo...
Amanhã correrei ao seu encontro...
Me espera, véio do rio!

Read Users' Comments (3)

3 Response to "Um grande homem: meu pai!"

  1. Dona Doida, on 31 de julho de 2008 às 12:47 said:

    Q linda sua relação com seu pai.
    Nossa.
    Sempre quis isso aí.
    Mas a minha relaçlão com meu pai nem me atrevo a escrever.
    Aliás, nem a falar.
    Nem pra dentro, nem pra fora.
    Nem alto, nem baixo.
    Nem pra mim, nem pra ele.
    Esquececi de te desejar boas férias.
    Não some não....

  2. Anônimo, on 31 de julho de 2008 às 16:10 said:

    Lindo o que você escreveu.

    E tudo isso não é nem 10% do que ele é.

    Eu que convivi com ele mais intensamente e em mais ambientes não consigo escrever sobre sua personalidade. Não dá pra sintetizar.


    Seriam imensas enciclopédias sem fim. E ainda seria muito pouco.


    Uma palavra pra ele.


    Vida.


    Tudo terminará muito bem. Ele me garantiu e nunca me deixou na mão.

  3. simterra, on 5 de agosto de 2008 às 12:29 said:

    isis mas o q ele tem?
    ele esta bem?