Dona Doida

A loucura!
Um dos meus assuntos preferidos!
O que é ser louco?
Ou melhor, o que é ser normal?
Duvido que alguém seja são na integralidade
Como eu tenho uma amiga, a Dona Doida
Aliás, uma amiga doida não, várias!
Não daria pra enumerar aqui todas as loucas com quem convivo (entre as quais me incluo!)
São mulheres batalhadoras, inteligentes, lindas, mas sobretudo, loucas
No modo de agir e conduzir as próprias vidas
A magia de saber conciliar a leveza com a dureza do cotidiano
A capacidade de dar gargalhada ao lembrar de uma história ainda que apertada dentro de um ônibus indo pro trabalho
A sabedoria de se conseguir curar um machucado com um beijo
Acalmar o medo com um gesto ou uma cantiga
(nem sempre afinada, mas é a voz da mãe, da mulher louca que todos os dias cuida de tudo e de todos!)
Nascer mulher já é uma loucura
Um bombardeio hormonal que altera o humor semanalmente
Que nos leva da euforia à depressão
Mas não retira o encanto!
O brilho e a natureza de simplesmente ser mulher!
Resolvi, então, reler um livro
"Elogio da Loucura" de Erasmo de Roterdã (1508)
Separei alguns trechos, amadas mulheres da minha vida, para vocês verem que ser louca é uma virtude, talvez a maior delas!
Ao menos ter-se-á a sensação boa de se ter feito o que se tem vontade
De ter dito o que julgava ser correto
De se ter agido conforme a sua própria consciência
Sem depender do aval de ninguém
E a capacidade de suportar com a cabeça erguida as consequências dos atos por vezes insensatos
A loucura é filha de Plutão, deus das riquezas, pai dos deuses e dos homens, que no presente e no passado, a um simples gesto, cria, destrói, governa todas as coisas sagradas e profanas.

"Sou filha do prazer e o amor livre presidiu ao meu nascimento"


"Nascida no meio de tantas delícias, não saudei a luz com o pranto, como quase todos os homens: mas quando fui parida, comecei a rir gostosamente na cara de minha mãe."

"Que seria essa vidam se é que de vida merece o nome, sem os prazeres da volúpia? Oh! Oh! Vós me aplaudis? Já vejo que não há nenhum insensato que não possua esse sentimento. Sois todos muito sábios, uma vez que ao meu ver, loucura é o mesmo que sabedoria"

"Segundo a definição dos estóicos, sábio é aquele que vive de acordo com as regras da razão, e louco, ao contrário, é o que se deixa arrastar ao sabor de suas paixões."

"Dei-lhe uma opinião verdadeiramente digna de mim: - Senhor - disse-lhe eu - , dá uma mulher ao homem, porque embora seja a mulher um animal inepto e estúpido, não deixa contudo de ser mais alegre e suave, e, vivendo familiarmente com o homem, saberá temperar com sua loucura o humor áspero e triste deste."

"Assim também, a mulher é sempre mulher, isto é, sempre louca, seja qual for a máscara sobre a qual se apresente. Não quero, todavia, acreditar jamais que o belo sexo seja tolo ao ponto de se aborrecer comigo pelo que eu lhe disse, pois também sou mulher, e sou a Loucura. Ao contrário, tenho a impressão de que nada pode honrar tanto as mulheres como o associá-las à minha glória, de forma que, se julgarem direito as coisas, espero que saibam agradecer-me o fato de eu as ter tornado mais felizes do que os homens."

"Os homens tudo concedem às mulheres por causa da volúpía, e, por conseguinte, é só com a loucura que as mulheres agradam aos homens."

"Sem alegria, a vida humana nem sequer merece o nome de vida. Mergulharíamos na tristeza todos os nossos dias, se com essa espécie de prazeres não dissipássemos o tédio que parece ter nascido conosco."

Por fim, amadas minhas:

"E que minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim, é amor
E a outra metade, também"
(Oswaldo Montenegro)

Muito obrigadaa todas!

Read Users' Comments (3)

3 Response to "Dona Doida"

  1. simterra, on 13 de março de 2009 às 19:59 said:

    eita q belo o q escreveste!
    eh isso ai
    beijocao

  2. Dona Doida, on 14 de março de 2009 às 14:56 said:

    "Ser marginal foi uma decisão poética, mas foi o único caminho que tive."

    A frase é do Cazuza, mas cabe na minha vida. A loucura marginal é minha redenção. Minha liberdade. Minha licença poetica.

  3. iris, on 14 de março de 2009 às 19:04 said:

    ...mas louco é quem me diz q não é feliz... saudade de te ler minha amada maluca!