Questão de educação



Levei muitos anos pra tirar a CNH
Não era prioridade na minha vida, mas hoje é essencial dada a minha rotina diária
Trabalho-casa-filhonaescola-trabalho-buscafilho-casa...
E entendo até o porquê da minha resistência em tirar a bendita habilitação antes
EDUCAÇÃO ou a falta dela
Fico irritada com o número de infrações de trânsito cometidas no pequeno trajeto que faço todos os dias e principalmente as irresponsabilidades cometidas por alguns adultos no que tange à segurança das crianças...
Fiquei pensando nessa coisa de ter que existir lei pra disciplinar aquilo que deveria ser ensinado em casa... por exemplo: lei municipal que reserva alguns assentos em transporte coletivo.
Na minha infância, se adentrasse alguém idoso (ou simplesmente mais velho), gestante, portador de necessidade especial, pai e mãe não precisavam alertar, nós mesmos levantávamos, independente de ser ou não o assento reservado...
E o que se vê hoje? Nenhuma boa educação, só um bando de folgados que ocupam os lugares e fingem até estarem dormindo. Sinto vergonha alheia desse tipo de gente.
Em Belo Horizonte tem um jornalzinho afixado nos ônibus e no final sempre um lembrete intitulado "Gentileza Urbana", que são sugestões para melhorar o convívio social dentro daqueles ônibus super lotados.
O que surpreende é que as dicas de gentileza nada mais são do que questões de educação informal (aquela que deveria ser repassada pelos pais!): Não jogar lixo pela janela, segurar a bolsa para que não fique apertando o rosto de quem está sentado no corredor, se for tossir que proteja a boca, respeitar os assentos reservados.
Não bastasse as manifestações diárias de falta de educação ainda temos que aturar as "tolerâncias" de alguns pais ao tentarem encobrir os atos de vandalismo e crimes cometidos pelos filhos, pobres crianças que não sabem o que fazem. Nao sabem que bater numa mulher num ponto de ônibus julgando ser esta uma prostituta, que atear fogo em alguém dormimdo ou bater um pega na madrugada sejam atitudes criminosas e ilegais...
No cenário em que vivemos já nem sei mais quem são os (ir)responsáveis pela desordem decorrente da falta de educação. Talvez seja a escola a menos culpada, já que o ensino público (abstraindo-se toda a questão de falta de preparo de alguns professores) não tem conseguido cumprir sua função já que os alunos padecem de educação e não sabem ouvir, não respeitam, não tem noção e hierarquia e de convívio.
A regra básica: Eu, Eu e minhas vontades satisfeitas...
Sempre pensei que aquele que tem disposição para infringir o mínimo, se não corrigido terá coragem de fazer o máximo... é a impunidade que forma em grande maioria esses delinquentes sociais cujas maiores vítimas somos nós que ainda percebemos o outro e entendemos o significado do "ser humano".
Fico apenas pensando em que mundo meu filho viverá, o quão será vulnerável nesse mundo em que a força impera sobre a razão.
Minha sensação é de desânimo!

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to "Questão de educação"

  1. simterra, on 26 de agosto de 2010 às 04:53 said:

    hj vou comprar o assento do ethan
    tava em falta aki nos ultimos 3 meses!!!

    akele q senta a criança grande atras...

    depois q ele nao coube na cadeira nao usava mais nada

    ai saiu a lei q obriga

    mas adiaram a vigencia dela p setembro pq nao tinha onde comprar...

    sei q rateei

    ele anda pouco de carro mas anda

    agora vai atado

    faz o maio escandalo c o cinto

    eu as x o punha no meio c akele cinto de barriga

    mas o guri é chato