Mais um caso para as estatísticas...

Estamos nos acostumando com tragédias no trânsito
Com irresponsabilidade e negligência
Falta de cuidado
Descaso...
Não sei como classificar, a lei é clara quanto as penalidades para aquele que dirige embriagado
Mas e a aplicação? E as consequências para aqueles que violam a lei?
Praticamente nenhuma... alguns que se envolvem em acidentes chegam a ironizar e sorriem da situação, debocham porque acreditam (e tem motivos de sobra para acreditar) na impunidade!
Ontem uma mulher grávida morreu, vítima da irresponsabilidade de um desses condutores, com claros sinais de embriaguez e várias latas e garrafas de bebida no interior do veículo.
Ele saiu com ferimentos leves, se escondendo das câmeras e, muito provavelmente em breve estará por aí dirigindo...
As estatísticas aumentam na proporção do descaso... ninguém parece se importar.
Estaríamos nos acostumando com a violência? Porque na minha opinião isso não é um acidente, isso é crime doloso, portanto, se não pretendido na origem, assumido pelos riscos.
Tenho pavor de imaginar que a vida perca seu valor e passemos a nos importar cada vez menos, deixando de nos indignar, passando a fazer de conta que não é comigo.
É a passividade com um sistema que não funciona, com um judiciário que é permissivo, com uma regra esdrúxula de que "ninguém é obrigado a produzir prova contra si".
Sou da opinião de que, se alguém viola um direito da coletividade, abre mão dos seus próprios direitos em prol da maioria. É preferível suprimir o direito de um que violar em um único ato o direito de uma população inteira.
O mais incrível é que os vídeos divulgados dos embriagados no trânsito se convertem em piada, mas será mesmo engraçado?
Será engraçado a voz embargada de um condutor que cambaleia após colidir o seu veículo contra um poste? Ou um ciclista que mal se sustenta às margens de uma rodovia? Ou um pateta que assume sua culpa "bebi, bebi, bebi!"
Existe de fato alguma graça nisso ou eu perdi a noção do que é cômico? Pra mim soa no máximo patético, não a atitude do condutor, mas o fato de alguns ainda darem "audiência" a esse show de horrores.
É só pensar que esses embriagados poderiam ter causado a morte de pessoas pra perceber que a graça na realidade é reversa.
Campanhas educativas parecem não surtir efeito se inexiste um sistema punitivo eficiente nas esferas penal, cível e administrativa.
Belo começo de ano...

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Mais um caso para as estatísticas..."