O caos!

Ando assustada com as condições (ou falta delas) de Belo Horizonte no período das chuvas
(se bem que por aqui em Uberlândia as coisas também não estão lá uma maravilha!)
Mas não me recordo de BH tão devastada assim, com mais de 90 pontos de alagamento, carros arrastados, avenidas intransitáveis, viadutos interditados, queda de passarelas e barreiras...
É o caos em uma cidade onde a mobilidade já é deficiente
Em dias normais, o trânsito é caótico, em dias de chuva fraca algo um pouco pior, em época de temporais, inclassificável!
Pergunto-me a razão disso tudo, não o evento climático, a eventualidade do volume de águas, mas a causa disso tudo
O por quê de uma capital não ter estrutura para suportar as chuvas
(todo ano é a mesma novela e pouco ou nada se faz no período da seca para abrandar os danos da chuva)
Temos vivido na era das contingências, apagar o fogo (ou melhor, drenar a água)
A população que se dane com suas perdas anuais, móveis e eletrodomésticos, quando não a própria vida, decorrente de tragédias (deslizamentos, alagamentos) ou consequência de doenças trazidas pelas água contaminadas.
Também não sou inocente a ponto de culpar exclusivamente o poder público, a população também colabora, é só verificar o volume de lixo naquela cidade! A falta de educação, civilidade é absurda! Caminhar no centro de Belo Horizonte ou em áreas como Barreiro, Venda Nova é assustador dada a quantidade de lixo na rua, entupindo bueiros e favorecendo a vida dos roedores...
No final, chega-se sempre à mesma conclusão: a raiz dos nossos velhos problemas é a educação! Ou melhor, a falta dela...
Não existe educação social
Aquela que gera gentileza urbana do tipo: bom dia! boa tarde!
Que respeita os mais velhos
Decorrente da família, educação informal que os mais antigos dizem "de berço"
Falta educação política
Que poderia conter a corrupção ou no mínimo promover maior controle, com recursos públicos mais bem alocados
Falta educação institucional
Da qual decorreria melhor atendimento à população na prestação de serviços públicos
Necessário mesmo uma reformulação geral, daquelas em que alguns valores perdidos sejam resgtados, em que a noção do coletivo seja relevante face o interesse individual.
Uma vez ouvi um servidor público (que inclusive tinha intenções políticas) dizendo que cada um deve olhar pro seu umbigo... eu penso diferente, meu umbigo não é melhor do que o de ninguém, e quanto menos desigual for esse país, talvez sejamos poupados de tanta tragédia.
Que os prejuízos decorrentes das chuvas sejam somente materiais... já basta os traumas dos anos anteriores!

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to "O caos!"

  1. marthacomth, on 29 de dezembro de 2011 às 11:11 said:

    Isso que vc tà falando envolve tantas coisas (enumeradas por vc, inclusive) que dà até tristeza/ desânimo de pensar POR ONDE COMECAR (em tempo, odeio que meu ç soh tem em versao minuscula).
    Por aqui, sempre que neva também é o caos. Avioes, trens, tudo dà problema. Mas claro que existe uma grande diferença, isso nao afeta tanto a vida das pessoas NAS CIDADES, o trânsito fica ruim mas nada se compara ao estado em que eu vi BH. Eu acho que tem boa parte de falta de vontade politica ai, sim, como também a passividade da qual vc falou num post anterior. Eu soh espero, de verdade, que o Lacerda e esses vereadores nao sejam reeleitos (mesmo sabendo que alguns vao ser, inevitavelmente). Mas as pessoas precisam acordar!