Deficiência da visão Cromática


Estou participando nesta semana do processo seletivo da PMMG e eu aplico o teste de acuidade visual.
Uma das etapas é verificar se o candidato tem ou não deficiência da visão cromática (Daltonismo) através do Teste de Ishihara...
São muitos candidatos que apresentam o problema... eles não lêem as lâminas, não enxergam o que normalmente a gente vê, e nós não enxergamos o que eles vêem (no teste!)!
Daí os questionamentos de quem não tem muito no que pensar...
A maioria se desespera quando não consegue ler os números que a gente pede, como será que eles vêem o mundo?
Qual é a percepção de cores deles? Por exemplo como será que ele discute coisas coloridas com outra pessoa?
Será que eles não enxergam só algumas variações de cores ou será que fazem confusão normalmente?
Devaneios meus!!! Vontade de ter um olho daltônico por um dia!



Curiosidades

O daltonismo pode representar uma vantagem evolutiva sobre as pessoas portadoras de visão normal, tal como foi descrito num artigo publicado pela BBC Online.
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge demonstrou que algumas formas de daltonismo podem, na verdade, proporcionar uma visão mais aprimorada de algumas cores.
Durante a 2ª Guerra Mundial descobriu-se que os soldados daltónicos tinham mais facilidade em detectar camuflagens ocultas na mata.
Os daltônicos possuem uma visão noturna superior à de uma pessoa com visão normal. Eles também são capazes de identificar mais matizes de violeta do que as pessoas com visão normal.
A maioria dos daltônicos não sabe que possui esta anomalia.
A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.
O pintor Vincent van Gogh sofria de daltonismo.
A incidência de daltonismo é maior entre os descendentes de Europeus.
Os daltônicos vêem, em média, entre 500 a 800 cores.
Normalmente as cores prediletas de quem tem esta alteração genética são o azul ou roxo, por verem cores vivas.
Para os daltônicos o arco-íris não possui 7 cores.
Fonte: Jornal O Rebate

Read Users' Comments (17)

17 Response to "Deficiência da visão Cromática"

  1. Anônimo, on 25 de junho de 2008 às 08:42 said:

    Interessante! Lembro que na minha infância, uma prima me perguntou se eu enxergava td verde, por que meus olhos são dessa cor! Dã! Coisa de criança doida. bjus

  2. simterra, on 25 de junho de 2008 às 10:32 said:

    eu tive 1 colega de residencia daltonico ele me explicou tudinho
    todo dia eu perguntava? q cor eu to?
    as x eu tava de rosa as x de vermelho e ele via tudo cinza
    em varias tonalidades de cinza
    mas era variavel
    tipo assim vermelho nao eh igual cinza sempre
    as vezes pode ser ocre
    e tb as x o verde tb era cinza
    era bem complicado sabe
    parece q o azul ele via
    mas nao confiava nao
    ele se vestia de azulzinho e branco
    morria de medo de errar
    levava a mae p comprar todas as suas roupas
    heheheheh
    e nao confiava mais em ninguem
    dirigia
    eles diferenciam pelo sinal luminoso
    o de cima eh vermelho
    o do meio amarelo e o de baixo verde
    mas no exterior nao eh assim e quando a gente viajava ele nao guiava
    ele nao sabe o q eh vermelho!!! nunca viu!!!
    mas podia as x identificar o azul e o verde
    as vezes trocava os 2
    mas nem sempre
    sei q tem uns tipos de daltonismo q sao mais p 1 cor q outra
    ele era c vermelho
    nunca viu a cor d 1 maça
    q coisa neh??? nao me conformo!

  3. Dona Doida, on 25 de junho de 2008 às 11:11 said:

    Minha amiga tem 3 irmãos daltonicos.
    E ele saiam com meias de cores diferentes.... hehehe
    E eu tinha um amigo de faculdade.
    Uma vez ele foi apresentar um trabalho e as arvores estavam todas lilás....
    Tadinho...
    Foi uma gargalhada só.
    e ele?
    Q foi?
    ai a gente fez um favor.
    Colocou em todos os lapis de cor as cores escritas com uma etiqueta.
    kkkkkkkkkkkkkk
    Tadinho.
    Mas eu achei graça.
    kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. "DALTONICO", on 3 de agosto de 2008 às 15:05 said:

    olá branca, abrigado por tocar nesse assunto gostaria de desabafar com vcs do blog. sou do RIO DE JANEIRO passei na prova para soldado pmmg 2009 17bpm uberlandia e fui reprovado no teste de daltonismo.

    acuidade visual = olho esq. 20/20
    olho dir. 20/20
    nao uso oculos.

    pressão= 16 / 16

    cores: deficiencia em verde/vermelho (daltonismo)

    esse foi o laudo da clinica particular que a pm mandou fazer o exame.
    não satisfeito fui em uma outra clinica particular e fiz o teste de ishirrara e de 15 acertei 11 e neste novo atestado o medico disse que nao poderia ser considerado daltonico uma vez que consegui ver diversas figuras em verde e vermelho. levei os 2 laudos ao batalhao mas o ten coronel nao aceitou o que me favorecia. fiquei trastornado mas fazer o q né? sou motorista profissional categoria : AE (carro,moto,onibus,carreta). e nunca fiz esse teste de ishirrara aqui no RJ nao existe isso.já ai em MG PRA TUDO ISSO TEM ESSE TESTE fui pego assim de surpresa,e eu fiquei super triste pois me empenhei muito e nadei e morri na praia. conclusão será mesmo que sou daltonico?? o medico disse que o daltonico nao diferencia o verde do vermelho, o que nao é o meu caso pois sei identificar muito bem um do outro tanto é que consegui acertar 11 de 15 apresentadas. o teste de ishirrara é 100% eficiente??? tudo bem que eu tive dificuldades pra ver e minha mulher e meu filho ve tudo com facilidade (melhor que eu) ,mas acho que é injusto pois o que eu realmente tenho é : dificuldades de relacionar cores com circunferencias , uma vez que se vc me colocar as cores juntas e me perguntar que cor é eu identifico numa boa sem problemas nenhum. passei na prova aqui do PMRJ tb graças a DEUS o senso cromatico daqui nao é o de ishirrara. aqui são 4 faixas luminosas formando uma +(cruz) cada direção uma cor aqui eu tenho apenas que dizer que cores são. ja fiz outros testes de daltonismos na internet e passei em todos. realmente acho que DEUS nao queria que eu fosse para a terra do ALEXANDRE PIRES. rsrsr

    CARLOS ROBERTO SILVA FRANÇA
    gamesantigos22@ibest.com.br

  5. Unknown, on 6 de agosto de 2009 às 10:53 said:

    estimada branquinha,

    2 vezes fui reprovado no concurso da Marinha por conta desse exame de cores. Eu enxergo o verde, vermelho, azul e o roxo normalmente.Isso pode ser solucionado com exercícios? Forte abraço..Vagner

  6. Rádetonando, on 3 de março de 2010 às 05:46 said:

    sou daltônico neto. desde meu nascimento até hoje, a única frustração que tenho em relação à esta disfunção é, enchergar apenas o amarelo e o azul no arco íris. fui policial militar em curitiba no bptran, ninguém soube de meu problema, nem tampouco fez diferença.dirijo habilitado há 28 anos e sou instrutor de trânsito.R. SEM ESTRESS IRMÃOS DALTONICOS,aprendemos a contornar inúmeras situações em que haja necessidade em ver as cores. também já trabalhei com tintas. raul.cfc@hotmail.com

  7. Branquinha, on 7 de abril de 2010 às 12:35 said:

    A deficiência é uma alteração congênita e por isso não existe cura ou tratamento.
    Cultivamos uma idéia errônea de que os daltônicos não distinguem cores. O que acontece é que eles não visualisam as escalas podendo confundir tonalidades diferentes de verde, vermelho, etc.
    Não é impeditivo, o indivíduo pode levar uma vida normal, dirigir, trabalhar, tanto que muitas pessoas sequer desconfiam que possuem a alteração.
    Abraços a todos.
    Isis

  8. Branquinha, on 7 de abril de 2010 às 12:35 said:

    A deficiência é uma alteração congênita e por isso não existe cura ou tratamento.
    Cultivamos uma idéia errônea de que os daltônicos não distinguem cores. O que acontece é que eles não visualisam as escalas podendo confundir tonalidades diferentes de verde, vermelho, etc.
    Não é impeditivo, o indivíduo pode levar uma vida normal, dirigir, trabalhar, tanto que muitas pessoas sequer desconfiam que possuem a alteração.
    Abraços a todos.
    Isis

  9. Unknown, on 17 de março de 2011 às 05:15 said:

    O medico disse que sou daltonico, pois nao consegui enxergra os numeros naquele teste, no entanto, sei diferenciar as cores verde e vermelho e todas as outras. sou daltonico mesmo?

  10. Thiago, on 21 de junho de 2013 às 12:39 said:

    Moça vc aplicou o teste de ishihara no concurso da PMMG? Gostaria de saber se lah eles usam o teste de quantas placas, 14, 24 ou 38, se puder mande a resposta no meu email thiagoduarte1993@yahoo.com.br , desde jah agradeço

  11. Unknown, on 1 de outubro de 2015 às 07:07 said:

    Olá. Você ainda aplica o teste para a Polícia Militar?

  12. Unknown, on 1 de outubro de 2015 às 07:10 said:

    Olá. Você ainda aplica o teste para a Polícia Militar?

  13. Unknown, on 1 de outubro de 2015 às 07:10 said:

    Olá. Você ainda aplica o teste para a Polícia Militar?

  14. Unknown, on 2 de outubro de 2015 às 19:17 said:

    Boa noite, sobre o teste de daltonismo da PMMG, eles utilizam as imagens do ishihara contendo números somente, ou outros tipos tbm? quantas figuras? existe uma quantidade de figuras ou eles fazem novas figuras? na internet encontrei no máximo 24 imagens do teste, sendo 17 de números e 7 de linhas, é assim no teste da PM tbm?

    obrigado

  15. Branquinha, on 5 de outubro de 2015 às 03:21 said:

    Bom dia!
    Nos concursos são utilizados as imagens do Ishiara podendo ser letras ou números. Quando eu aplicava utilizava ambos.

    Para a PMMG o daltonismo é condição clínica impeditiva ao ingresso na carreira, não diferenciando o grau de daltonismo.

    Sugiro aos interessados em prestarem o concurso que procurem um oftalmologista para um exame prévio.

    Boa sorte!

    Isis

  16. Unknown, on 8 de outubro de 2015 às 07:08 said:

    Você ainda faz os testes da PMMG?

  17. Unknown, on 11 de novembro de 2015 às 13:58 said:
    Este comentário foi removido pelo autor.