A Poderosa Isis





Numa época em que o Superman de George Reeves e o Batman de Adam West já haviam sido exibidos, eis que surge mais uma variação no gênero super-herói: Ísis.

E assim a meninada da segunda metade da década de 70 não conheceu um herói, mas sim uma nova heroína.

A personagem chamava-se Andrea Thomas. Era em verdade uma professora de ciências de uma escola de 2º grau, que gostava de dar uma de arqueóloga nas horas de folga (ao estilo Indiana Jones). E foi numa dessas incursões que encontrou no Egito, um amuleto que pertencera à Deusa Ísis, sendo o mesmo dotado de poderes mágicos.

De posse do amuleto, Andrea pronuncia as palavras "Poderosa Ísis" e se transforma na heroína, sendo inclusive capaz de voar. Para tal, eram ditas as palavras: "Oh! Zephyr que comanda o ar. Erga-me para que eu possa voar!". Após os vôos, Ísis pousava girando em torno de si.

Ísis tinha por finalidade combater o crime, ajudar pessoas que estão em perigo e sempre que precisava de algo diferente, recitava versos invocando algum tipo de Deus egípcio. Andrea lutava contra o mal juntamente com o professor Rick Mason e as alunas Cindy Lee e Renee Carrol.
Como todo herói que se preza, a personagem mantinha segredo sobre sua segunda identidade. Ao final de cada episódio, olhava diretamente para a câmera, falando sobre aquilo que considerava ser a moral da aventura mostrada.

Ísis foi criada especialmente para a televisão. Os efeitos especiais eram precários mesmo para a época em foi concebida. Foi produzida em paralelo com a série Capitão Marvel. Em alguns episódios de Ísis, Marvel comparece para ajudá-la. O mesmo ocorria na série de Marvel; ou seja, vez por outra Ísis aparecia para auxiliá-lo. Durante a produção do programa, a DC Comics publicou revistas em quadrinhos com a personagem.

Consta que Poderosa Ísis foi exibida no Brasil pela Rede Globo por volta de 1.977/78. Após, o SBT reapresentou-a nos anos 80, com o nome O Segredo de Ísis, para nunca mais retornar.
Apesar do relativo sucesso, a série não foi adiante. Teve apenas 22 episódios filmados, não aparece na lista dos 20 mais assistidos do período 1.975 - 1.976 (época em que foi exibida via rede CBS da TV americana) e quase nada se sabe hoje a respeito de seus astros.

Read Users' Comments (4)

4 Response to "A Poderosa Isis"

  1. Dona Doida, on 15 de julho de 2008 às 10:26 said:

    hehehe
    Então, o Gui q fala pra mim.
    Q ísis?
    A poderosa Ísis?
    kkkkkkkkkkkkkk
    Ele com certeza assistia.
    Em 77 ele ja tinha 11 anos.
    Devia ser a musa, né?

  2. Milena, on 15 de julho de 2008 às 11:41 said:

    eu não lembro dela, o nego lembra...ontem eu assistí jennie é um gênio, amava o piscar de olhos dela,rsrsrs. essas coisas ficam na mente da gente,é uma pena q a geração q assiste tv agora não terá tanta coisa bacana pra lembrar
    aliás o lucas assiste as aventuras de billy e mandy...credo.

  3. simterra, on 15 de julho de 2008 às 11:50 said:

    eu amooooo
    nao perdia
    lembro de me fantasiar c as cortinas da mae e imitar!!!
    e eu nasci em75!!!
    amooooooooo

  4. Anônimo, on 6 de agosto de 2008 às 07:37 said:

    O elo perdido (1974); Poderosa Isis (1976)