Virtudes!

Durante muito tempo eu cultivei duas virtudes: tolerância e paciência
Pra ser uma pessoa mais feliz
Eu precisavca aprender a ouvir de forma manos passional
Deixar de absorver tudo com ressalvas e reservas
Me envolver menos em coisas que não têm nada a ver comigo
E assim selecionar os pontos positivos
Eu fui (e ainda sou, às vezes!), muito impulsiva!
Quando assusto, a merda já foi jogada no ventilador
E o arrependimento é imediato
E apagar os efeitos de palavras ditas de forma impensada é quase impossível
Eu já fui muito cruel com as palavras
Porque sempre fui muito observadora e em qualquer discussão era muito fácil esfaquear o outro nos seus pontos fracos
É uma espécie de sadismo
Ver o outro desmanchar porque sabe que mais alguém sabe onde ele erra, onde ele é fraco!
E eu estou aprendendo a não fazer isso!
Já fui muito machucada nesses embates orais
Já perdi muito em equilíbrio, em paz
E cansei de dar murro em ponta de faca
E passei a tolerar essas diferenças que não são compatíveis com meu modo de ver e sentir o mundo
Tolerar... o que não quer dizer aceitar!
Tolero, escuto, concordo...
Tudo pra não ver o circo pegar fogo
Não adianta...
As pessoas não vão mudar
Assim como eu também não vou por qualquer coisa
A gente muda quando tem um estímulo, quando se aprende e quando se reavalia condutas
E isso é muito íntimo...
E apesar dessa pessoalidade na intenção de querer ou não mudar
Sempre aparece alguém querendo te enfiar alguma coisa goela abaixo
Daí as virtudes: tolerância e paciência
O outro fica feliz porque acha que deu certo
E eu fico em paz porque me poupei de momentos de discussão, stress e tristeza!
Simples assim!

Read Users' Comments (6)

6 Response to "Virtudes!"

  1. simterra, on 24 de setembro de 2008 às 10:30 said:

    isso eh 1 arte
    e nao sei fazer
    e p te dizer a verdade nao quero aprender
    nem exercitar treinar
    tenho raiva
    mas eu nao sofro
    eu nao discuto
    e faço cara de louca
    a pessoa sabe q eu to me lixando
    q eu nao concordaria nem sob tortura
    sou ainda p cima debochada e ironica
    do a pessoa preferiria talvez 1 boa discussao
    eu calo
    e deu
    e faço risinho idiota
    sou assim
    insuportavel assim

  2. Milena, on 24 de setembro de 2008 às 10:39 said:

    isis, vc tem uma personalidade muito parecida com a do meu marido.
    mas as vezes ele se parece um pouco com a simone, principalmente quando ele liga aquele botãozinho...eu sou paciente. mas na maioria das vezes faço ouvido de mercador mesmo...

  3. Branquinha, on 24 de setembro de 2008 às 11:43 said:

    Simone,
    Não é que seja 100% assim... tenho feito uma tentativa absurda, mas às vezes é como se eu estivesse desligada, não ouvisse nenhuma palavra!
    Como aquela poesia do Vinícius mesmo: "Escutando verdades e mentiras e não dizendo nada!"
    Iris,
    E seu pai? Vem pra UDI mesmo?
    Bjos

  4. Dona Doida, on 24 de setembro de 2008 às 12:25 said:

    Ih, amiga...
    Tolerancia e paciencia são me sonho de consumo.
    É luxo de quem pode.
    Eu tento.
    Eu quero.
    Eu as vezes dou uma passo pra frente.
    E depois dou uma ré de 10 m.
    Acredito sim q os intolerantes sofram.
    Não pelo outros, ne?
    Por nós mesmos.
    Eu sou intolerante compulsiva.
    E abstraio com quem nao me interessa.
    Mas sofro sim com quem me importa.
    Esse aí q é o problema.

  5. Branquinha, on 24 de setembro de 2008 às 13:06 said:

    Naty,
    Eu cansei de sofrer
    Tive embates horrorosos com minha mãe, irmãos, meu pai...
    Às veze sno trabalho e isso não levava a lugar nenhum
    O incômodo era meu
    Eu é que me desajustava
    Eu sou muito impulsiva
    É da natureza e eu vou controlando isso
    Na maioria das vezes tem dado certo
    Mas quando não dá...
    Sai de baixo!!

  6. Unknown, on 24 de setembro de 2008 às 13:45 said:

    Sabe, também tenho essa coisa de acertar no ponto fraco das pessoas, sou hiper intolerante e impaciente e quando percebo que a pessoa tá se fazendo de doida pra passar melhor pela situação, fico mais puta ainda, não gosto disso, gosto do que é de verdade, de dizer na cara, conheci uma pessoa muito recentemente que eu achava ser merecedora de todos os méritos por coragem, inteligência e sinceridade, mas foi engano meu, essa pessoa NUNCA enfrenta, não tem aquele lance de cara a cara, sabe??? Isso foi decepcionante. Não quero mudar.