Liberdade de Imprensa? Comédia?

É sabido que numa democracia deve prevalecer a liberdade de opinião.
Muito se diz da liberdade de imprensa e em nome dessa liberdade, livre de qualquer Conselho Regulador (a exemplo do que acontece com diversas categorias profissionais), alguns absurdos são publicados e veiculados nas diversas mídias.
Ontem vivi o desprazer de assistir a uma dessas...
Quando me deitei dei uma corrida nos canais da TV e vi a chamada do Programa Legendários (que tem a intenção e se auto-proclama inovador como veículo social e humorístico) no qual alguns de seus integrantes estavam na Argentina alimentando a eterna rivalidade entre Bra x Arg. Já estava achando de mau gosto as piadinhas e o auge do desrespeito, tratado como ousadia pelo programa, deu-se quando Élcio, o festejado legendário, hasteou a bandeira do Brasil no Obelisco da Capital Argentina, símbolo da Independência daquele país.
Uma coisa é divertir-se quando dos infortúnios do futebol, outra coisa - e muito grave por sinal - é abusar do sentimento pátrio de um povo, é como se um comediante argentino hasteasse uma bandeira argentina no mastro principal da Praça dos Três Poderes. Além de ser violação à ordem pública daquele país, tanto que agiram na madrugada, tal como fazem dos delinquentes da noite, fugindo da polícia.
Depois foram para o hotel, fugidos, e num diálogo empolgado regado a gírias e palavrões traduzidos em "piiii", e fui obrigada a ler que Buenos Aires é nossa! Fizeram um pequeno histórico no qual disseram que um dos símbolos de dominação de uma nação vencedora na guerra é cravar a sua bandeira em território inimigo... Ridículo!
Na minha opinião, esse "drible" na ordem pública alimenta as diversas formas de violação às liberdades, como fazem os pichadores, os vândalos que destroem os telefones públicos, os monumentos públicos, as praças, os jardins públicos. Quando são presos alardeiam que foram vítimas de arbitrariedade, já que são membros de uma equipe de TV... ou seja, liberdade à toda prova, sem qualquer consequência.
Querem liberdade, querem ser referência, ajam com criatividade e sobretudo com respeito às pessoas e aos países que visitam. Me senti envergonhada como brasileira, já que pessoas desse nível levam essa imagem para além das fronteiras e dão a impressão de que no Brasil as pessoas são assim!
Minha conclusão: apelativo, pouco criativo e nenhum pouco engraçado!

P.S: Ainda sobre educação, hoje na transmissão na Fórmula 1 na Globo, os comentaristas apostando na vitória da Argentina sobre o México e elogiando a postura de Maradonna na Copa , quando o super badalado insuportável Galvão Bueno diz: "Educação e bom humor é essencial na vida, ainda mais para quem ocupa um cargo de destaque", numa alusão velada ao Dunga, obviamente.
Bom, Galvão não é nenhum exemplo de educação e cortesia.
Maradonna não é lá esse exemplo, é um falastrão, por vezes mau caráter durante sua carreira. Um grande jogador, indiscutivelmente, mas como pessoa...
Em época de detonar o Dunga, até Maradonna é modelo.
Haja paciência!

Read Users' Comments (2)

2 Response to "Liberdade de Imprensa? Comédia?"

  1. Anônimo, on 4 de julho de 2010 às 17:23 said:

    Pois é, são os lixos da TV.

    Estou à procura de um bom livro.

    Podem me indicar.


    Beijos minha irmã alva.

  2. Ju, on 10 de agosto de 2010 às 05:18 said:

    bom senso e canja de galinha não fazem mal à ninguém, não é?