Paranóias

Eu sofro de algumas paranóias, pra falar a verdade muitas!
Por exemplo, tenho uma relação de amor e respeito com livros
Detesto ler xerox, gosto de comprar meus livros e toda vez que tenho que fazer algum grifo, faço-o com um pesar absurdo. (e se tiver que fazê-los, apenas EU assim posso proceder!)
Orelhas em livros? Nem pensar, isso é uma violação à "dignidade literária".
Aliado à minha paixão pelos livros, existe um respeito imoderado às obras que pego por empréstimo em bibliotecas. Eu quase surto ao ver livros de acervos rabiscados e no máximo de absurdo com páginas arrancadas! Minha curiosidade me faz tentar descobrir se o livro já pertenceu a algum outro dono e chegou à biblioteca por doação, assim as eventuais anotações serão perdoadas (a mutilação não!).
Mas sábado presenciei uma pessoa grifando um livro que não é seu, e como soube disso?
Bom, como toda boa paranóica, corri os olhos para a cena e vi o carimbo da biblioteca da faculdade onde a pessoa estuda!
Aquilo foi me incomodando ao ponto de eu levantar no metrô e procurar um outro assento antes que me sentisse envolvida a ponto de me tornar cúmplice e eventualmente julgada e condenada pelo Tribunal das Letras!
Mas o fato é que não suporto mesmo, mexe com minha estabilidade emocional, talvez seja caso de divã!
Mas me respondam: como alguém pode vilipendiar um patrimônio que não é seu? O certo seria essa pessoa restituir à biblioteca um exemplar novo, já que o pressuposto do empréstimo é a devolução da coisa nas mesmas condições da retirada!
É uma falta de educação e respeito com os demais usuários que poderão eventualmente ter que "conviver" com o gesto arbitrário de outrem, e não sei quanto a vocês, mas grifos causam a sensação de relevância e de alguma forma viciam nossa leitura... acho o fim!

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to "Paranóias"

  1. marthacomth, on 27 de setembro de 2011 às 12:59 said:

    Viciam a leitura mesmo, e concordo com vc, é abominàvel riscar (ou danificar de qualquer forma) um livro que nao é seu!
    Mas eu nao sou tao zelosa quanto vc, eu risco os meus sem do... ainda mais se forem daqueles baratinhos!
    E olha, vc ia pirar aqui na França pq livro é muuito barato! Muito bom!! Eu tb amo, adoro pegar em livro (nem se compara a ler um xerox, né), soh nao sou hiper zelosa quando tenho que grifar os meus, a nao ser que seja uma ediçao especial ou algo do tipo.

    Beijo!!